Terra Inusitada
O que são estas estranhas esferas em uma praia da Rússia?
Uma das praias do golfo de Ob, no norte da Rússia, amanheceu coberta de estranhas bolas de neve de até 1 metro de diâmetro.
Os habitantes da região do golfo de Ob, no norte da Rússia, estão acostumados às temperaturas rigorosas mas nunca haviam presenciado um espetáculo desse tipo. Esferas de neve com até 1 metro de diâmetro cobriam uma área de 18 km² e, embora especialistas em climatologia tenham explicado o fenômeno, sua assustadora perfeição geométrica causou perplexidade em quem as viu de perto.
O porta-voz do Instituto de Pesquisa da Antártida e do Ártico explicou em uma entrevista as causas desse espetáculo glacial impressionante: “Como regra geral, primeiro ocorre um fenômeno natural primário: a formação de blocos de gelo flutuantes no mar. Depois, há uma combinação dos efeitos do vento, do clima, da geografia do litoral e das condições do vento”.
Embora esse fenômeno seja muito raro, há precedentes similares de sua ocorrência em praias finlandesas e nas margens do Lago Michigan, no norte dos EUA.
A fonte original da matéria pode ser acessada em:
http://seuhistory.com/noticias/o-que-sao-estas-estranhas-esferas-em-uma-praia-da-russia
<Opinião do autor >
Embora concreções geológicas apresentem com grande frequência formatos esféricos a ovóides como estes encontrados na Rússia, me parece, e a matéria publicas é bem didática pois não deixa dúvida não se tratar de concreções, não pelo formato que embora parecido a uma típica concreção, mas pelo processo genético em que provavelmente esta associado, ou seja, estas estruturas esféricas foram formadas em condições superficiais favoráveis (temperatura, salinidades, ventos, etc.) que além de permitirem o congelamento superficial da água (processo comum nestas latitudes) favoreceu a "erosão" rápida desta camada flutuante de gelo a ponto de gerar estas esferas quase perfeitas e de diferentes dimensões.
Este processo de "esferização" de materiais geológicos é bastante comum (Vide quadro abaixo) e conhecidos dos geólogos como esfoliação esferoidal e podem ser facilmente encontrados em muitos materiais geológicos, inclusive mais resistentes à erosão, como rochas graníticas, basálticas etc., valendo-se nestes casos do fator tempo para desenvolvimento deste tipo de intemperismo.
O mais curioso neste caso da Rússia seria conhecer em maior detalhe os fatores que condicionaram estes processo erosivo tais como as condições do vento ou mesmo da geografia local que levaram a estas curiosas e belíssimas estruturas naturais. É a mãe Terra sempre nos brindando com seus caprichos e maravilhas!!!
Figura esquemática sobre o processo de intemperismo físico denominado de esfoliação esferoidal, que explica razoavelmente o processo de formação desta esferas de gelo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário