quarta-feira, 2 de maio de 2018

A montanha chinesa que produz ovos de rocha

Nos últimos anos nos acostumamos a ver coisas realmente estranhas e estranhas na China. Não é que seja especialmente estranho, apesar do título, mas no momento constitui um mistério científico. Não porque os pesquisadores não saibam de que são feitos os ovos inéditos, que eles mais ou menos sabem disso, mas porque não têm certeza do processo natural que poderia tê-los causado.
O fenômeno saltou para a mídia no mês passado: as encostas rochosas de uma montanha na aldeia de Gulu Zhai mostram protuberâncias arredondadas que parecem ovos de pedra. Não um ou dois ou dez, dezenas e centenas cobrem todo o penhasco. E como tenho certeza de que eles estão dispostos a saber, direi que sim, eles finalmente saem e caem no chão. Não que os moradores digam isso, você pode ver alguns caídos no sopé da encosta, aqueles que não foram levados para suas casas.
Uma vez que o ovo cai, um buraco permanece e o processo começa novamente, o que eles dizem que dura cerca de 30 anos, após o que outra cópia do mesmo site cai. Eles geralmente têm um diâmetro entre 30 e 60 centímetros, e os maiores pesam até 300 quilos. Eles têm uma cor azul escura e esverdeada, e a imaginação de alguns os levou a compará-los com ovos de dinossauro.
Os geólogos chineses há muito tempo estão cientes da questão e fizeram algumas pesquisas, propondo teorias de como o fenômeno ocorre. O mais aceito é que seriam bolhas formadas por moléculas de carbonato de cálcio quando a área estivesse submersa no mar há cerca de 500 milhões de anos. Quando a montanha emergisse, as bolhas ficariam presas e petrificadas por dentro. E sendo a rocha que torna a montanha mais suave e suscetível à erosão, dá a impressão incomum de que os ovos de rocha crescem de dentro para fora.
Outros acham que as bolas são formadas por dióxido de silício. Em qualquer caso, a montanha, que fica na província de Guizhou, é conhecida como Chan Da Ya (traduzível por penhasco que põe ovos), embora seu nome oficial seja Gandeng.
Parece que nos últimos anos, tornou-se tão popular que os turistas vêm para comprar ovos para o gozo e benefício das pessoas locais, que encontraram seu maná particular de turismo lá.




Texto original por: Guillermo Carvajal, em 20 de outubro de 2017



Nenhum comentário:

Postar um comentário