Trovants
pedras da Romênia que crescem e se movem sozinhas
Além das belezas naturais deste pequeno país do leste europeu, outro interessante ponto visitação geológica são os campos de concreções chamadas de “Trovants” e podem ser encontradas na pequena aldeia romena de Costesti(https://en.wikipedia.org/wiki/Coste%C8%99ti,_Vaslui)onde inclusive existe uma reserva natural e museu (Muzeul Trovantilator) inaugurada em 2004 e protegida pela UNESCO. [OddityCentral]
Estas estruturas sui generis são concreções formadas dentro de arenitos e que são expostos à superfície por processos erosivos geralmente após ocorrência de chuvas. Os Trovants não só não fazem parte da ficção científica, como são incríveis fenômenos geológicos.
A palavra “trovant” é um sinônimo para o termo alemão “Sandsteinkonkretionen”,
que significa “areia cimentada”.
De fato as ciências geológicas não tem total entendimento sobre a gênese destas formas esféricas de areia que apareceram na Terra, porém uma das hipóteses que tem sido aventada para tais impressionantes estruturas é que estas foram formadas por poderosas atividades sísmicas provavelmente ocorridos há 6 milhões de anos.
Descritivamente os Trovants crescem quando entram em contato com água onde após molhada os minerais começam se expandir, pressionando o conteúdo de areia interna e gerando o aspecto de "crescimento das pedras" à superfície. A partir então de pequenas pedras, de seis a oito milímetros, podem chegar de seis a dez metros de eixo maior.
Ao serem cortados, os Trovants revelam anéis esféricos e elipsoidais, semelhantes aos troncos das árvores, onde supõe-se possuir um núcleo de pedra, com uma camada externa de areia. Depois de uma chuva forte, pedras menores se formam sobre as maiores – é por isso que são chamadas de pedras de crescimento.
Mas esta é apenas uma teoria. Experimentos conclusivos ou bem documentados nunca foram realizados sobre essas rochas bizarras.
https://www.facebook.com/
O vídeo abaixo indicado é bastante interessante para quem quiser aprofundar um pouquinho mais sobre o tema:
https://www.youtube.com/watch?v=pqAnLzwjqlg&feature=youtu.be
Nenhum comentário:
Postar um comentário